Lições da Srta. Amanda (A famosa hora das explicações)

Faz uma hora desde o sparring[1] de Fran e a derrota para Amanda.

Depois de acordar, Fran sentou frente a frente com Amanda. Como Amanda estava se sentindo culpada por deixar a batalha chegar tão longe, foi decidido que ela iria nos ensinar algumas informações que queríamos saber.

Como Fran foi capaz de aprender muito com a luta, eu realmente não acho que havia necessidade de assumir a guarda de Fran e pessoalmente proteger ela enquanto dormia. Mesmo sendo muito grato por isso… como ela já está assim, nós devemos aceitar, certo?

(Amanda): “Então, primeiro eu vou explicar as Habilidades de luta”

(Fran): “Por favor”

(Amanda): “Contudo, eu não sou tão boa quando se trata de teorias, então eu não vou ser capaz de explicar tudo. Está tudo bem?”

(Fran): “Está tudo bem”

Para nós, que não sabíamos de quase nada, qualquer informação seria preciosa.

(Amanda): “Assim, Habilidades de Combate são coisas como ‖Esgrima‖, que te permitem melhorar seu manuseio com uma determinada arma; essas melhorias também podem ser vistas com as Técnicas. Técnicas de Combate como ‖Técnicas com Espada‖, ‖Técnicas de Pugilismo‖ e, as minhas preferidas, ‖Técnicas com Chicote‖, todas possuem movimentos especiais que consomem o seu poder mágico. Você sabia disso?”

(Fran): “Nn. Eu sabia”

‖Esgrima‖ é necessária para aprender ‖Técnicas com Espada‖, e ‖Habilidades com Arco‖ são necessárias para aprender ‖Técnicas com Arco‖. Além disso, é impossível aprender Técnicas de Combate em um nível maior do que o da respectiva Habilidade de Combate, as tornando um par. Em outras palavras, você deve manter em mente que se a sua ‖Esgrima‖ está no Lv5, suas ‖Técnicas com Espada‖ só podem chegar até o Lv5.

(Amanda): “Depois disso é só uma questão de aprender como usar as próprias Técnicas de Combate, mas…”

(Fran): “Nn”

(Amanda): “Bem, eu não sei muito bem sobre os detalhes disso”

(Fran): “Eh?”

(Amanda): “Não, bom, os métodos para aprender podem ser adquiridos através do treinamento, mas… eu não sei mesmo a teoria detalhada sobre isso. Se você perguntar a alguém que pesquisa esse assunto, você deve ser capaz de entender um pouco melhor”

(Fran): “Só métodos de treinamento está bom”

(Amanda): “Isso é o normal para os Aventureiro. De qualquer forma, eu suponho que eu deva falar sobre os pré-requisitos para a ‖Manipulação de Vigor‖ e a ‖Manipulação de Magia‖? Quanto ao motivo para precisar delas… para ser franca, eu também não sei o motivo. Como uma Meia-Elfa, eu as adquiri antes que pudesse me dar conta. Bom, parece que Fran não tem nenhum problema com elas, então eu devo simplesmente omitir essa parte?”

(Fran): “Nn. Não ligo”

(Amanda): “Então, seguindo para o método de treino das Técnicas de Combate, é preciso apenas se imaginar colocando sua magia na arma assim como seu corpo. Assim, como um clarão, Técnicas de Combate aparecem. As Técnicas em si são ativadas quando você não se opõe a esse clarão. Depois do primeiro uso, a Técnica é adquirida na forma de Habilidade, então não haverá problemas ao usar ela a partir desse ponto. Fran pode usar Técnicas de Combate também, você se lembra de como as adquiriu?”

(Fran): “???”

(Amanda): “Bem, Fran ainda é pequena, então você provavelmente aprendeu Técnicas de Combate quando você ainda era nova, certo? É possível que você tenha esquecido. Ainda assim, ser capaz de usar Técnicas de Combate sendo tão nova, você é mesmo um prodígio, huh”

Perigoso. Nós fomos salvos pelo fato de que Fran é uma criança. De qualquer forma, a respeito do método de obter Técnicas de Combate, eu tenho uma vaga ideia de como isso funciona. Com isto, não apenas a ‖Esgrima‖, mas as ‖Técnicas com Espada‖ podem ser treinadas manualmente.

(Amanda): “Assim que uma Técnica de Combate é aprendida, você deve continuamente usar ela para aumentar o Level da Habilidade. A razão é que cada vez que um Level aumenta na forma de Técnicas de Combate, uma nova Técnica é aprendida”

Lv1 deve ser o mais difícil para aumentar então.

(Amanda): “Em seguida, eu devo seguir para a descrição da Magia?”

(Fran): “Nn”

(Amanda): “Na Magia, os atributos básicos são Solo, Água, Fogo e Vento. As versões superiores são Terra, Oceano, Chama e Tempestade, respectivamente”

Todos os quatro atributos básicos já podem ser usados.

(Amanda): “Depois disso temos os chamados ‘Atributos Compostos’. Eles são Relâmpago, Gelo, Natureza, Lava, Tempestade de Areia e Vida: esses seis”

(Fran): “Compostos?”

(Amanda): “Sim. Você pode adquirir esses atributos depois de aprimorar dois atributos básicos. Por exemplo, ‖Magia da Natureza‖ precisa de ‖Magia da Água‖ e ‖Magia do Solo‖

(Fran): “Possível de aprender? Ou não?”

(Amanda): “Bom, eu vou chegar nisso”

Para aprender Magia, você pode tanto se tornar o pupilo de um Mago experiente, ou aprender através da memorização, ou… bom, há vários métodos.

Amanda parecia ter aprendido como usar Magia através da memorização e treinamento. Contudo, o método de treinamento é bem fantástico. O que o torna fantástico é o fato do método em si parecer e muito com as práticas de um certo Hunter x Hunter[2].

Quanto a ‖Magia da Água‖, você precisa tocar a água todos os dias, bebe-la, mergulhar nela e martelar a essência da água em sua mente e corpo. Quando a água fluir em seus sonhos, então é possível que você aprenda ‖Magia da Água‖.

Se for ‖Magia do Vento‖, então correr quase nu durante fortes tempestades funcionará. Quanto ao Solo, você só precisa se enterrar embaixo da terra, ou morder pedras. Bem, tal treinamento poderia ser um pouco excessivo, então apenas alguns Magos fariam esse tipo de coisa… foi imaginação minha que os olhos de Amanda vaguearam por um momento? Ela deve ter treinado para adquirir a ‖Magia do Vento‖, então…

De qualquer jeito, diferente da ‖Esgrima‖, parece não haver garantias de que a Magia poderá ser aprendida. O motivo era “A Parede do Talento”. Quanto a ‖Esgrima‖, mesmo que exista diferença nos esforços necessários entre indivíduos, qualquer um pode aprender e melhorar através da dedicação correta. Na Magia, contudo, se você não tiver talento, você não pode aprender nada. Fim da história.

(Fran): “Talento?”

(Amanda): “Yeah. Seria melhor dizer que cada pessoa tem uma certa compatibilidade com cada atributo. Para uma pessoa incompatível com o Atributo do Fogo, não importa quanto esforço você coloque em aprender a ‖Magia do Fogo‖, eles não serão capazes de aprender isso”

Então, sem talento, não importa o quanto você treine, seria tudo em vão? Mesmo com a dedicação para até se queimar, é possível não conseguir nenhum resultado… que terrível!

(Amanda): “Atualmente, não há um método de examinar quais atributos você tem talento, entretanto, eu não acho que uma pessoa sem qualquer talento exista, então é possível aprender Magia contanto que você continue se esforçando”

(Fran): “Depende do esforço”

(Amanda): “É assim que é. A propósito, eu já tentei me treinar para o Fogo, mas eu não fui capaz de aprender. Ao invés disso, parecia que eu tinha talento para o Vento, então eu fui capaz de aprender isso em quase uma semana”

(Fran): “Entendo”

(Amanda): “Parece existir também casos de gênios capazes de usar Magia desde que nasceram, eu acho? Me pergunto se Fran é um desses casos?”

(Fran): “Nn?”

(Amanda): “Você não pode se lembrar, huh. Bem, está tudo bem. Voltando ao tópico dos atributos compostos, há dois problemas na aquisição deles.”

(Fran): “Ter que aprender dois atributos primeiro”

(Amanda): “Correto. Depois disso, há a questão de se você tem talento para o próprio atributo composto”

Graças a essas duas condições, atributos compostos são extremamente raros. Até agora, o único atributo composto que vimos foi a ‖Magia da Natureza‖ do Mestre da Guilda e Frion… ambos são Elfos da Floresta. Por isso, eu tenho a impressão de que a aptidão para a ‖Magia da Natureza‖ simplesmente vem pela Raça deles. Se esse é o caso, então é lógico esperar que atributos compostos não são vistos com frequência.

(Amanda): “E, portanto, atributos compostos são muito raros”

Quanto a Fran, me pergunto onde o talento dela reside. Magia compartilhada comigo é utilizável sem nenhum problema para os quatro atributos básicos. ‖Magia Negra‖ e ‖Magia de Recuperação‖ também estão nessa situação. Nesse caso, talvez as Habilidades obtidas através do relacionamento compartilhado não respeitem talento. Não importa como você olhe para isso, seria completamente irregular para ela ter talento em todos os quatro atributos…

(Amanda): “Em seguida, eu vou explicar os atributos restantes”

(Fran): “Escuridão e Recuperação?”

(Amanda): “Esses também. Primeiro, vamos começar com Luz e Escuridão”

Os atributos Luz e Escuridão não estão incluídos com os quatro básicos. Enquanto os métodos para obtê-los não diferem dos quatro básicos, eles são excluídos simplesmente pela minúscula quantidade de pessoas com talento para eles.

Surpreendentemente, eles são ainda mais raros do que aqueles com talento para Magia Composta, tornando a ordem de raridade a seguinte: Quatro Atributos Básicos Atributos Compostos Luz e Escuridão . Ser capaz de adquirir ‖Magia Negra‖ do Demônio foi um golpe extremo de sorte.

(Amanda): “Com a inclusão da Luz e Escuridão, há ainda mais atributos para serem derivados. As derivações da Luz são Purificação e Ilusão, enquanto Escuridão pode ser derivada em Veneno e Fantasma”

Todos com talento para o atributo da Luz também têm talento para Purificação e Ilusão sem exceções. De forma similar, talento nos atributos Veneno e Fantasma é garantido se você tiver talento com a Escuridão. Portanto, os atributos derivados são vistos como atributos subordinados aos olhos dos pesquisadores. Aliás, ter talento com os atributos derivados não necessariamente significa que um indivíduo terá talento com os atributos Escuridão e Luz.

Além disso, Veneno e Purificação têm atributos mais elevados: Degradação e Limpeza[3]. Tem atributos mágicos demais!

(Amanda): “Além desses, há também atributos únicos”

Os atributos únicos incluem Recuperação, Suporte, Invocação, Contrato, Espaço-Tempo, Luar, Espírito, Ferraria e outros atributos não genéricos. Praticantes de ‖Magia de Suporte‖ e ‖Magia de Recuperação‖ parecem ser bem abundantes, mas quando se trata dos atributos Espaço-Tempo e Luar, a raridade deles ultrapassa até mesmo Luz e Escuridão.

(Amanda): “Esses são os únicos que vêm a minha cabeça, mas há muitos outros atributos únicos espalhados pelo mundo. Parece existir atributos únicos a Feras Demoníacas também”

(Fran): “Tal como?”

(Amanda): “Bom, rumores dizem que Dragões possuem Magia apenas utilizável por eles. Há casos parecidos de relatos sobre 〈Demônios e coisas do tipo. Comparados com a humanidade, Feras Demoníacas que podem usar Magia nos superam por uma enorme margem”

(Fran): “Por quê?”

(Amanda): “Bom, em primeiro lugar, Feras Demoníacas se utilizam da Magia rotineiramente. Feras Demoníacas maiores do que castelos poderiam ser mortas rapidamente se elas não reforçassem seus corpos com magia, certo? Para elas, Magia é algo natural… como respirar. Graças a isso, Feras Demoníacas podem usar Magia mesmo sem ‖Manipulação de Magia‖, diferente dos humanos. Suas [Pedras Mágicas] podem ter alguma influência nisso… mas é claro que há também aquelas com ‖Manipulação de Magia‖, aumentando ainda mais sua eficiência”

(Fran): “Entendo”

(Amanda): “É o mesmo com as Técnicas de Combate. Mesmo com as diferenças entre a ‖Manipulação de Vigor‖ e ‖Manipulação de Magia‖, no fim, elas não são simples Habilidades que utilizam Magia? Por isso, Feras Demoníacas podem usar Técnicas de Combate sem a ‖Manipulação de Vigor‖

Será que Habilidades como ‖Presa Vibratória‖ cairiam nessa categoria?

(Amanda): “E graças a natureza peculiar orientada a Magia das Feras Demoníacas, há muitos indivíduos capazes de usar os atributos da Luz e Escuridão. Pensando bem, elas são muito mais talentosos do que os humanos”

Isso me lembra que ainda há uma coisa que esteve me incomodando.

(Fran):‖Magia Negra‖ só é usada por pessoas ruins?”

O Demônio que usou isso, e a ‖Magia de Veneno‖ e ‖Magia Fantasma‖ são os tipos usados por vilões, não importa como eu olhe isso. Se fosse por mim, eu não seria capaz de acreditar em um usuário de ‖Magia Fantasma‖ em nosso primeiro encontro, não importaria o que ele dissesse. Afinal, ele deveria ser uma pessoa do mal. Ou… seria o que eu imaginaria.

(Amanda): “Não é esse o caso. Feras Demoníacas podem fazer uso disso e civis podem pensar que elas são Magias implicitamente ruins, mas… para Aventureiros, todos os tipos de Magia são geralmente reconhecidos como ‘úteis’. Por exemplo, ‖Magia Fantasma‖ é realmente útil em explorações de |Calabouços|, sabia?”

Tudo bem. Nesse caso podemos fazer uso da ‖Magia da Escuridão‖ sem problemas. Com isso, ‖Fortalecimento da Escuridão‖ e outras Habilidades parecidas não seriam deixadas para acumular poeira.

Finalmente, nós perguntamos sobre as combinações dos atributos compostos.

Águas + Solo = Natureza

Água + Vento = Gelo

Água + Fogo = Vida

Vento + Fogo = Relâmpago

Vento + Solo = Tempestade de Areia

Solo + Fogo = Lava

Essas são as combinações.

Quanto aos atributos compostos entre a Luz e Escuridão assim como os atributos únicos, eles ainda precisam ser confirmados.

(Amanda): “Bom, pelo menos eu não sei sobre eles”

(Fran): “Eu quero um atributo composto”

(Amanda): “Fran fez uso da ‖Magia do Solo‖ e ‖Magia do Vento‖ pouco antes e você é boa com Fogo também, não é? Com essas, é possível mirar no Relâmpago, Tempestade de Areia e Lava”

(Fran): “Nn. Vou dar o meu melhor”

Tudo bem, se é isso o que Fran quer, então nós vamos obter uma sem falha!

Eu poderia aprender um atributo composto ao absorve-lo, ou através da aquisição manual. Eu fui capaz de aprender ‖Magia das Chamas‖ com a ‖Magia do Fogo‖ Lv10, então a possibilidade de um atributo composto ser aprendido através do aumento dos Levels de outras Magias é alta.

(Mestre): “Do jeito que as coisas estão… o maior atributo depois do Fogo é o Vento”

No covil dos Goblins, ‖Magia do Vento‖ Lv3 foi repetidamente obtida através da absorção das pedras dos Besouros Soldados. A eficiência ao absorver Habilidades de Level mais alto é melhor do que aquelas de Level mais baixo.

Aumentar a ‖Magia do Vento‖ com a versão de Lv3 dos insetos consumiu bem menos tempo do que aumentar a ‖Esgrima‖ através da versão Lv1 dos Goblins.

(Mestre): “O que devemos fazer… talvez deveríamos aumentar um ou dois Levels?”

47 Pontos da ‖Auto Evolução‖ estão sobrando. Nós devemos guardar 28 desses pontos com o objetivo de testar nossa versão Superior da ‖Esgrima‖.

(Mestre): “O que você acha?”

[Fran]: (“O que fazer?”)

No fim, nós usamos seis Pontos para aumentar o Level da ‖Magia do Vento‖. Como nós obtivemos o atributo do Relâmpago, eu não tenho arrependimentos. Além disso, o atributo da Tempestade e o título Mestre do Vento também foram obtidos.

[Fran]: (“Quero usar logo”)

(Mestre): “Não aqui. Nós acabamos de escutar sobre os atributos compostos de Amanda, então, se usarmos um imediatamente seria ruim”

[Fran]: (“Tudo bem…”)

(Mestre): “Quando voltarmos para |Aressa|, vamos testar. Tudo bem?”

(Fran): “Nn”


[1] Sparring é um termo inglês utilizado para se referir a uma forma de treino comum a vários esportes de combate.

[2] Hunter x Hunter  é uma série de mangá escrita e ilustrada por Yoshihiro Togashi. Os capítulos são serializados na revista Weekly Shōnen Jump desde 3 de março de 1998. A história tem como protagonista Gon Freecss, um menino de 12 anos que quer encontrar o seu pai a todo o custo, então ele decide se tornar um Hunter, assim como ele, e de alguma forma encontrar o seu paradeiro.

[3] O termo limpeza aqui tem um sentido mais espiritual, como livrar a pessoa da culpa ou pecado.